Lideranças religiosas engajadas na mobilização para a matrícula da rede estadual

União que beneficia os estudantes
GovBa

A campanha de matrícula na rede estadual de ensino também está contando com o apoio de lideranças religiosas. O chamamento da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, é para que os diferentes setores da sociedade se engajem neste movimento a fim de que todos os estudantes se matriculem e nenhum fique fora da escola. A matrícula na rede estadual de ensino será realizada, de forma online, de 16 a 24 de janeiro, pelo portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). 

Nesta quinta-feira (12), durante a Lavagem do Bonfim, a secretária Adélia falou do poder mobilizador das lideranças religiosas e como é valoroso este envolvimento no processo de matrícula. "Pedimos às lideranças de todas as religiões para se envolverem ainda mais no processo. Vamos fazer uma campanha bonita, para trazer todos os estudantes para a sala de aula, porque o lugar do estudante é na escola. Peço a todos que postem vídeos em suas redes sociais, coloquem a hashtag #TodoMundoNaEscola e marquem o perfil da Secretaria da Educação nas redes sociais @EducacaoBahia. Juntos vamos ampliar esse chamado, contamos com vocês”.  

Padre Lázaro Muniz, capelão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Pelourinho, disse que vai iniciar a mobilização da comunidade vizinha à igreja e ressaltou a importância da iniciativa. "Estudar é um bem precioso e todos nós somos responsáveis por isso. Vamos oferecer às nossas crianças e adolescentes uma escola de qualidade. Vamos matricular nas escolas públicas para eles receberem esse direito”, afirmou. 

O sacerdote do Candomblé Adriano Azevedo, que é Obá de Xangô do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no São Gonçalo do Retiro, em Salvador, também destacou a necessidade do engajamento de todos. “A educação formal é um dos nossos dogmas. A fundadora da nossa casa disse: “quero ver meus filhos e netos aos pés de Xangô com anel de doutor”. Esta narrativa serviu de incentivo para a nossa comunidade e mostrou para todos nós que o estudo é o caminho para o conhecimento e a ascensão social e cultural. Por este motivo, incentivaremos ainda mais o processo da matrícula entre os estudantes, porque é na escola que aprendemos a sermos cidadãos”. 

Saiba tudo sobre a matrícula, acesse: www.educacao.ba.gov.br.